Projeto em execução

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EM MANUTENÇÃO E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Solução

Este projeto tem como objetivo dar treinamento aos alunos dos cursos técnicos de eletrotécnica no treinamento elétrico para realizarem serviços de manutenção em instalações elétricas residenciais e prediais, visando o amadurecimento com prática e segurança no manuseio dos equipamentos elétricos e demais serviços com eletricidade das salas e laboratórios da DIACIN, criando uma situação realista de uma empresa, desde a solicitação de manutenção até o desenvolvimento de uma logística operacional de execução da manutenção das instalações elétricas.

Fluxo de atividades

O processo começa com o recebimento da demanda, que se segue com o deslocamento de alunos para o local o inuito de realizar uma avaliação do prolema, é realizado um levantamento de dados do local e, em seguida, uma avaliação da necessidade de atendimento. Será então feito o projeto elétrico da situação do local e descriminação dos materiais necessários à instalação.

Justificativa

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal-Central, está em constante crescimento, o que exige atualizações frequentes nos layouts dos projetos estruturais, arquitetônicos e elétricos dos seus ambientes físicos, como salas e laboratórios. Diante disso, surge a proposta de trabalhar com os alunos do curso técnico em Eletrotécnica, proporcionando a prática dos conteúdos aprendidos através de estágios e projetos finais. A rápida evolução tecnológica requer constante estudo dos componentes e sistemas utilizados nas engenharias. Contudo, a dificuldade dos alunos em aprender conteúdos teóricos está ligada à falta de prática, influenciada por fatores didáticos, pedagógicos, cognitivos e sociais, que elevam os índices de evasão e repetência. Neste contexto, o professor atuará como mediador, instigando o protagonismo estudantil e promovendo o desenvolvimento de habilidades como raciocínio crítico, resolução de problemas e gestão de tarefas. Projetos anteriores, coordenados pelos professores Alessandro Pontes Cavalcanti e Romilson Barros do Nascimento, mostraram elevado interesse dos alunos nas disciplinas de instalações e máquinas elétricas, refletido na busca por vagas adicionais no Laboratório de Manutenção de Instalações Elétricas (LAMIE). Assim, o projeto propõe treinar os alunos em instalações elétricas e segurança no trabalho com eletricidade, fomentando o aprendizado prático e a aplicação do conhecimento em situações reais.